Divulgação recente do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) trouxe uma perspectiva otimista para os investimentos na cadeia farmoquímica brasileira

O setor farmoquímico se mostra cada vez mais estratégico para a economia brasileira. Dados divulgados em fevereiro de 2023 pelo índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), mostram que a área alcançou 60,4 pontos na pesquisa. A análise é feita em uma escala de 0 a 100, sendo que os valores acima de 50 indicam a confiança dos empresários. As farmoquímicas ultrapassam em 10,4 pontos o parâmetro de confiança.

Apenas quatro setores ficaram acima da média de 50 pontos: produtos farmoquímicos e farmacêuticos (60,4); produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal (57,1); máquina, aparelhos e materiais elétricos (53,5) e extração de minerais não metálicos (53,3).

O ICEI das farmoquímicas e farmacêuticas, em fevereiro, apresentou um aumento de 2,3% em relação ao mesmo período de 2022. Este crescimento é ainda maior em comparação a janeiro deste ano, com uma diferença positiva de 5,7%.

A pesquisa também divide o índice de confiança entre os portes das empresas, sendo pequenas, médias e grandes. Das três classificações, as grandes são as que apresentam os melhores resultados.

“O setor está se reinventando a cada dia, ganhando mais escala e notoriedade. Estamos fabricando para o mercado nacional e internacional; expandindo negócios e criando oportunidades que refletem na confiança dos empresários da indústria. O Brasil tem um potencial para atrair investimentos de grande porte no setor farmoquímico e acreditamos que os dados do ICEI são uma demonstração disso, comenta Marcelo Mansur, presidente da Nortec Química, maior fabricante de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da América Latina.


Diversas situações podem ter contribuído para o resultado ICEI, como as novas declarações e planos do Governo Federal para a inovação, produção de vacinas e a indústria farmoquímica em geral, que tem tornado o Brasil mais atrativo para investimentos.


Outro fator que pode ser considerado são os dados do Produto Interno Bruto (PIB) 2022, liberados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nele, o Brasil fechou o ano com R$ 9,9 trilhões, e um crescimento de 2,9% em relação ao ano anterior. As informações apontam que a indústria da transformação, no qual faz parte o setor farmoquímico e farmacêutico, teve um papel relevante neste crescimento.


É importante lembrar que o ICEI é um dos vários índices que podem auxiliar nas análises sobre o cenário nacional da indústria, por isso, é necessário observar os movimentos econômicos nacionais e internacionais, que ainda podem influenciar o Brasil.

Sobre a Nortec Química    

A Nortec Química é a maior fabricante de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da América Latina, investindo em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação em seus processos. A Companhia é a única produtora de Benznidazol no Brasil, IFA utilizado no tratamento da Doença de Chagas e é a maior produtora de Antirretrovirais do Ocidente. A relevância da Nortec Química no cenário mundial permanece com o aumento da capacidade produtiva e na atuação em P&D com o projeto de instalação da Primeira Planta para Drogas de Alta Potência, contribuindo com soluções tecnológicas para a melhoria do bem-estar, da vida e da saúde das pessoas. A empresa foi fundada na década de 80 em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Divulgação Nortec Química

Anterior

Cristália amplia portfólio de medicamentos sem prescrição para venda em farmácias

Próxima

Ourofino Saúde Animal realiza Ourofino Day

Ourofino Saúde Animal realiza Ourofino Day