Execução consistente reforça confiança nos investimentos, balanceando curto e longo prazo

A Blau Farmacêutica, indústria farmacêutica brasileira pioneira em biotecnologia no país e com posição de liderança no Segmento Institucional, anuncia seus resultados consolidados para o 2T24. Com consistência na execução mesmo em cenário macro volátil, a Companhia atingiu recorde de Receita Líquida de BRL 465 milhões, substancialmente acima do recorde anterior realizado no 4T23, de BRL 387 milhões (crescimento de 28% em relação ao 2T23). No Segmento Hospitalar, a Blau manteve a liderança e obteve crescimento de 23% da Receita no 2T24 em comparação ao 2T23, além de aumento de 62% no mesmo período do Segmento Varejo+Estética+Plasma, impulsionado pela gestão dedicada das respectivas Business Unit(BU).

“Atribuímos essa performance a um mercado resiliente e, principalmente, por três iniciativas micro que foram implementadas no ano passado, durante um período mais desafiador no contexto macroeconômico e setorial: novo modelo comercial dividido em BUs; investimentos em aumento sincronizado de capacidade e portfólio; e revisão de estrutura, contratos e processos para aumentar eficiência produtiva e administrativa. Além disso, para continuar pavimentando o crescimento futuro da Blau,  os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) foram de aproximadamente BRL 150 milhões nos últimos 12 meses, ou 9,4% Receita”, afirma Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica.

Enquanto os resultados de 2024 são impactados positivamente por investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), aquisição do Bergamo e maturação da planta de especialidades P210, os lançamentos aumentam o Mercado Endereçável Total (TAM) e incrementam a Receita da Companhia. “A aquisição do Bergamo agrega muito ao disponibilizar a capacidade necessária no curto prazo e ainda complementar nosso portfólio, pois nos permite produzir sem impactar os produtos maduros. Outro ponto importante é a maturação gradual da planta de especialidades P210, que vem resultando em aumento de volume e redução do custo de produção unitário”, destaca Hahn.

Pelo 3º trimestre consecutivo, a Margem Bruta evoluiu devido ao aprimoramento da estrutura, contratos e processos, que acelerou para +320bps no 2T24 comparado ao trimestre imediatamente anterior (1T24), após uma expansão de +230bps no 1T24 vs. 4T23 e +30bps no 4T23 vs. 3T23. Os efeitos dessas iniciativas ficaram mais visíveis no resultado por causa do sucesso no giro de estoque, com a 5ª redução trimestral seguida, chegando a 179 dias, nível considerado adequado dentro de uma cadeia de suprimento normalizada, para ter um bom balanceamento entre disponibilidade de produto e eficiência financeira. Já o Lucro Bruto segue trajetória de crescimento sequencial e avança 42% vs. 1T24, para BRL 170 milhões, enquanto o Lucro Líquido Recorrente cresce 23% sequencialmente e atinge BRL 52 milhões, com Margem Líquida de 11,2%.

“Apesar de um nível acima do normal de PDD sugerir um mercado difícil, na verdade a demanda por medicamentos está aquecida. A persistência de um cenário de juros altos e crédito limitado cria dificuldades principalmente na parte intermediária da cadeia, e a Blau é resiliente devido ao forte balanço e alta pulverização de clientes na Receita. O cenário está volátil, mas parece ser mais um problema micro de alguns clientes do que um problema setorial. A Blau implementou ferramentas de monitoramento de clientes, e está negociando com todos os devedores para encontrar soluções satisfatórias, no melhor interesse de seus stakeholders. A demanda por medicamentos está aquecida, com desempenho forte tanto no sell-in quanto no sell-out do Segmento Hospitalar, com fundamentos atrativos de envelhecimento da população, crescimento do número de leitos nos hospitais, queda de patentes de produtos relevantes, ampliação do acesso e crescente indicação da comunidade médica”, ressalta o CEO da Blau, que obteve um EBITDA Recorrente com crescimento de 41% sequencialmente para BRL 91 milhões, com margem de 19,6% (+160bps vs. 1T24).

A diversificação geográfica é pilar do planejamento estratégico da Companhia para potencializar crescimento e mitigar riscos, com entrada em novos mercados, aumento de Receita em moeda forte, maior controle da cadeia produtiva e redução de exposição cambial. Segundo Hahn, os destaques são: atuação da Prothya em toda a cadeia de plasma na Europa e tem potencial de entrar no mercado americano com ajuda da Hemarus; Blau Pernambuco (P1000), complexo industrial que será construído em fases para que a capacidade produtiva cresça alinhada com o aumento de TAM, com produção de novas classes de medicamentos e uso de incentivos fiscais, para suportar crescimento do mercado interno e das exportações; e os Anticorpos Monoclonais, medicamentos de referência no tratamento oncológico, com alto valor agregado e que serão lançados após queda de suas respectivas patentes, com potencial de venda em todo o mundo. 

“Os projetos são transformacionais e seguem evoluindo conforme cronograma e priorizações da Companhia, sempre gerenciando o risco-retorno de curto e longo prazo”, afirma Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica.

Divulgação Blau Farmacêutica

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