Com crescimento de 20% de receita no 9M21, Blau Farmacêutica deve aumentar cerca de 20% na capacidade produtiva da planta de especialidades

A Blau Farmacêutica (B3: BLAU3), uma das principais indústrias farmacêuticas da América Latina focada na produção de medicamentos de alta complexidade para o segmento institucional, alcançou receita líquida neste trimestre de R$ 320 milhões, com crescimento de 6% quando comparado ao 3T20. Já nos últimos 12 meses (LTM 3T21) totalizou R$ 1,35 bilhão, com crescimento de 27% em comparação com LTM 3T20. Além disso, a companhia está investindo em diversas iniciativas para ampliação da capacidade produtiva, como as obras das novas linhas de produção de especialidades, que trará a oportunidade de ampliar mix de produtos, com acréscimo de cerca de 20% na capacidade produtiva.

“O crescimento da receita continua evoluindo, com 6% de crescimento no trimestre e 20% no acumulado do ano, com margem EBITDA de 34% no trimestre e 38% no acumulado do ano. Isso demonstra a capacidade de entrega da Companhia, que segue focada em melhorar performance, aumentar capacidade produtiva e abastecer o mercado. Paralelamente aos investimentos de curto prazo na linha de de especialidades, também entregamos o protocolo de intenções e seguimos com todos os projetos de topografia, sondagem e terraplanagem, da planta de Pernambuco, pois estamos buscandoestratégias para capturar sinergias e benefícios ainda em 2023”, afirma Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica.

No 3T21, a Blau Farmacêutica submeteu pedidos de registros para 8 produtos, sendo 4 no Brasil, 1 no Chile, 1 no Peru, 1 na República Dominicana e 1 no Uruguai. Obteve o deferimento de registros para 3 produtos na América Latina, além do esforço contínuo de monitoramento regulatório de produtos existentes, com pós registros, novos IFAs, entre outros.

Plasma

O projeto da Blau Farmacêutica de bancos de coleta de plasma nos Estados Unidos está em execução. Todas as licenças foram obtidas e o primeiro centro, na Florida, começou a coletar plasma. “Já ampliamos horários de funcionamento e estamos aumentando a quantidade de doadores todos os dias. Além disso, estamos em fase final de contratação das obras para o segundo local do banco de coleta. Também fechamos a nossa primeira venda de plasma no mercado americano. Assinamos um contrato de venda de até 70% do plasma coletado pelos próximos 3 anos, dos dois centros da Hemarus. Isso é bastante positivo, já que não teremos que armazenar o plasma até termos uma quantidade relevante e também teremos receita proveniente da operação desde o dia 1”, destaca Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica.

IFA

No pilar de verticalização de IFAs, nesse trimestre a Blau Farmacêutica iniciou a exportação da alfaepoetina com o IFA produzido em sua planta. Segundo o CEO da companhia, o próximo passo será ter os produtos aprovados aqui no Brasil.

“Os investimentos no Blau Inventta são essenciais para a Companhia e nesse trimestre investimos 8% da receita líquida no desenvolvimento de novos produtos e nos 9M21 dobramos os investimentos em PD&I em relação ao mesmo período de 2020. Isso nos dará a alavanca que precisamos para trazer mais produtos ao mercado nos próximos anos e sustentar nosso crescimento. Temos um pipeline futuro robusto com mercado endereçável total de cerca de R$ 7,6 bilhões, além de diversos outros produtos na nossa wishlist”, reforça.

Inovação

A Companhia também se prepara para lançar um Programa de Inovação, para ficar mais perto de startups, reforçando sua estratégia de inovação aberta e impulsionando a cultura de inovação.

“Além do foco em inovação, também estamos muito comprometidos com o ESG. Entendemos que a sustentabilidade não se trata apenas de enfrentar os riscos ambientais, mas muito mais. Trata-se de fortalecer a infraestrutura, e é aqui que a conversa Ambiental, Social e de Governança (ESG) entra em cena. A divulgação dessas métricas e informações são de alta prioridade para nós e estamos amadurecendo o nosso Projeto ESG para detalhar e aprimorar a materialidade e métricas que evidenciem melhor todas as estratégias e ações que a Companhia já vem fazendo”, afirma o CEO da Blau Farmacêutica.

Fonte: Pfarma.com.br

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