
A Blau Farmacêutica, empresa de atuação regional com forte presença na América Latina, líder no segmento hospitalar farmacêutico e pioneira em biotecnologia no Brasil, destacará seus investimentos no desenvolvimento de mABs – Anticorpos Monoclonais voltados ao tratamento de diversos tipos de câncer, durante a CPhI Frankfurt, de 28 a 30 de outubro. O objetivo é ressaltar globalmente o potencial da Companhia no desenvolvimento completo de medicamentos biossimilares, de forma verticalizada: do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) ao medicamento final, 100% produzido no Brasil com meta de registro global (América Latina, EUA e Europa).
O projeto marca um divisor de águas para a indústria nacional, simbolizando o avanço rumo à autonomia tecnológica do país em medicamentos de alta complexidade. O potencial terapêutico é significativo: juntas, as moléculas podem contribuir para o tratamento de mais de 20 tipos de câncer, um impacto direto para pacientes, sistemas de saúde e para o posicionamento do Brasil no cenário internacional.
Atualmente, a Blau Farmacêutica concentra esforços no desenvolvimento de anticorpos monoclonais (mABs), em queos quatros anticorpos monoclonais em fase avançada de desenvolvimento pela Companhia possuem um mercado endereçável total no Brasil de R$ 8 bilhões e de cerca de 40 bilhões de dólares no mundo. A Blau possui uma cadeia verticalizada de fabricação para seus produtos biológicos estratégicos em desenvolvimento, com a produção de IFAs recombinantes e medicamento terminado no Brasil.
Além da apresentação de novas moléculas, a Blau também aproveita a participação na CPhI Frankfurt para ampliar o diálogo com parceiros internacionais e expandir oportunidades de negócios, tanto na modalidade out license(licenciamento de seus produtos) quanto in license(importação de inovações complementares). A empresa busca fortalecer sua atuação como player estratégico na América Latina com seus produtos desenvolvidos e fabricados no Brasil.
“Estamos mostrando ao mundo que o Brasil pode ser protagonista na biotecnologia de ponta. Estamos investindo em uma jornada que une inovação, independência produtiva e impacto social, e preparados para entregar soluções globais em saúde, do Brasil para o mundo”, afirma Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica.
A estratégia de internacionalização da Blau vem sendo consolidada com resultados expressivos. Em 2024, a companhia ampliou suas exportações de medicamentos, fortalecendo sua presença na América Latina. Atualmente, a empresa exporta para mais de 20 países, entre eles Arábia Saudita e países da Ásia, além de manter operações e parceria estratégica nas Américas. As plantas produtivas no Brasil e no Uruguai, recentemente modernizadas, têm papel central no suporte à expansão global e na oferta de produtos com competitividade, qualidade e segurança.
“A presença em eventos como a CPhI é essencial para entender as demandas do mercado internacional, identificar novas oportunidades de importação de tecnologias e abrir espaço para licenciamento cruzado de produtos. Nosso objetivo é consolidar a Blau como referência em biotecnologia na América Latina, com portfólio apto a atender também os padrões mais exigentes da Europa”, complementa Hahn.
Na sua 20ª participação na CPhI Europa, a Blau Farmacêutica reforça seu posicionamento como protagonista em inovação no setor farmacêutico, ao mesmo tempo em que constrói diálogo estratégico com parceiros globais, consolidando a imagem do Brasil como polo emergente de biotecnologia.
Divulgação Blau
