Conclusão é de especialistas que debateram estratégias e apontaram um novo cenário para a área da saúde no primeiro Science Talks EMS

23 de setembro de 2021 – A pandemia da Covid-19 definitivamente acelerou a demanda por serviços de assistência farmacêutica, demonstrou a necessidade de um olhar mais atento ao tratamento de doenças de média e alta complexidade e a importância de plataformas digitais no acesso à saúde. A conclusão é de médicos, pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais que participaram na última semana da primeira edição do Science Talks EMS – Perspectivas na Área da Saúde no Brasil Pós-Pandemia, evento que ressaltou a importância da ciência baseada em evidências e se propôs a discutir o futuro do setor de saúde no Brasil, tendo a inovação como principal norteador.

“A EMS aposta na ciência e na inovação para promoção da saúde. O debate científico, que a empresa propôs, oferece a oportunidade de pensarmos em novas alternativas em relação ao futuro do setor como um todo e permite traçar estratégias para lidar com eventos similares como esta pandemia. Para nós, foi um momento de extrema importância por reunir os diferentes atores que compõem o sistema de saúde, em busca de reflexões sobre o cenário de desafios que temos todos experimentado desde março de 2020”, destacou Roberto Amazonas, diretor médico-científico e de portfólio da EMS.

O evento abordou o impacto, neste período, da transformação digital na área da saúde e como ela trouxe mudanças na relação médico, paciente, farmácia e indústria. As inovações proporcionadas pela inteligência artificial aumentam os recursos da medicina e personalizam a forma de cuidar. O monitoramento remoto, os sensores e aplicativos foram citados como ferramentas que estão trazendo benefícios para a qualidade de vida e bem-estar. 

Maior celeridade e previsibilidade, novos marcos regulatórios, segurança jurídica e mais coordenação do setor de saúde como um todo foram apontados como pontos cruciais para fazer a inovação de fato acontecer com a agilidade necessária, chegando a mais pessoas e da forma como o Brasil necessita.

“Saímos do nosso primeiro Science Talks convictos de que nosso sistema de saúde precisa estar estruturado para outras situações pandêmicas e de que a inovação será ainda mais importante para a promoção da saúde pelos próximos anos”, afirma Amazonas.

O evento contou com a participação do economista e cientista social Eduardo Giannetti; Glaucius Oliva, cientista e membro titular da Academia Brasileira de Ciências; Meiruze Freitas, diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e Denizar Vianna, ex-secretário do Ministério da Saúde e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; além de Michael Gibson, médico cardiologista, professor e pesquisador da Universidade de Harvard; José Marcelo Amatuzzi de Oliveira, CEO do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Romeu Cortes Domingues, cochairman da Dasa; Carlos Grabois Gadelha, coordenador do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Presidência da Fiocruz, entre outros nomes.

Acesso a remédios e investimento em pesquisas

O enfrentamento da pandemia também tem feito com que as indústrias farmacêuticas direcionem grandes volumes de recursos para o desenvolvimento de pesquisas em novos tratamentos e medicamentos. Dados da IQVIA indicam que os gastos globais do setor com pesquisas totalizaram US$ 123 bilhões. Esta é a primeira vez que os gastos atingiram 20% do faturamento das indústrias em todo o mundo. O alto investimento concentra-se em estudos para desenvolver, em grande parte, novos tratamentos para Covid-19, remédios para o tratamento de oncologia, imunologia e outros medicamentos personalizados, voltados, cada vez mais, para populações de grupos específicos.

A quantidade de estudos clínicos também aumentou 8% em 2020, vindo em uma crescente desde 2017. De acordo com a IQVIA, no mundo, foram realizados, ao todo, 4.686 estudos, e 985 avançaram para a fase três. 

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 15 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 57 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida. 

Divulgação EMS

Os desafios da produção dos IFAS no Brasil
Anterior

Os desafios da produção dos IFAS no Brasil

Próxima

Primeira edição do Science Talks EMS discute futuro do setor de saúde no Brasil no pós-pandemia