Conteúdos no site e nas redes sociais da ABIFINA destacam iniciativas de Recursos Humanos para impulsionar a sustentabilidade nas empresas associadas

O setor de Recursos Humanos (RH) desempenha papel crucial na incorporação de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) nas empresas. Para revelar as iniciativas das indústrias de química fina, a ABIFINA lança a série “Cultura ESG transformando o RH”, um projeto alinhado à agenda estratégica 2024-2026. A série começa com o caso da FCC S.A – Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., onde o ano foi marcado com o lançamento da política, cartilha e do manifesto de Diversidade, Equidade e Inclusão, além da Semana de Sustentabilidade.

A política abrange todas as atividades da empresa, desde o desenvolvimento de projetos até o relacionamento com a sociedade, incluindo os fornecedores e parceiros. O documento visa incentivar relações de trabalho equitativas e respeitosas, livres de preconceitos, nas quais os colaboradores se sintam valorizados e tenham as mesmas oportunidades.

Já a Semana de Sustentabilidade teve foco na agenda ESG, com palestras sobre os desafios para a sustentabilidade, voluntariado e a Agenda 2030, materialidade, entre outros.  O evento ofereceu treinamento de comunicação em Diversidade, Equidade e Inclusão para a liderança e promoveu um encontro sobre boas práticas ESG com empresas fornecedoras e prestadoras de serviço. Outra atividade foi a feira orgânica, com a presença de agricultores e produtores locais. Com essas ações, o RH trabalhou capacitação, sensibilização e alinhamento, tanto com o corpo funcional, como com a cadeia produtiva relacionada ao negócio.

Mas os treinamentos não param aí. As práticas sustentáveis, a responsabilidade social e a governança corporativa são temas de cursos e palestras ao longo do ano, com destaque para a Semana de Compliance. 

“A atuação estratégica do RH é fundamental para transformar as pessoas colaboradoras em agentes ativos de mudanças sustentáveis, impulsionando o engajamento nas ações ESG e fortalecendo a reputação da empresa e seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social”

Neide Dantas, gerente de Pessoas e Cultura da FCC S.A.

Diversidade, Equidade e Inclusão

Por meio do “Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão”, o RH da FCC S.A. promoveu letramento sobre as questões relacionadas a pessoas negras e indígenas; pessoas com deficiência; gênero (LGBTQIAPN+); pessoas com deficiência e outras. Também realizou mentorias para a liderança. 

Outro destaque foi o 2º Censo de Diversidade, pelo qual coletou dados sobre diversidade e igualdade de oportunidades, e elaborou planos de ação para promover um ambiente de trabalho inclusivo. O compromisso com o desenvolvimento do tema está no Planejamento Estratégico 2024-2028.

Qualidade de vida

A FCC S.A. tem o objetivo de promover o bem-estar das pessoas colaboradoras por meio de benefícios que vão além dos tradicionalmente oferecidos pelo mercado. O programa “Sua Vida Tem Valor” foca na prevenção de doenças cardiovasculares e o “Programa Harmonia” oferece orientações psicológica, financeira e jurídica. 

Em outra frente, a empresa mantém o “Clube de Leitura”, com um acervo de livros para empréstimo, com temas variados, desde clássicos da literatura até títulos sobre gestão e autoajuda. Para melhorar a qualidade de vida das pessoas colaboradoras, a FCC S.A. oferece regime de trabalho híbrido, promovendo melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Consciência ambiental

O incentivo à adoção de práticas ambientais corretas para a força de trabalho, também está presente, com a disponibilidade de pontos de coleta de materiais para reciclagem, de óleo de cozinha usado para dar destino correto e de lacres de alumínio para doação. 

Cidadania corporativa

A FCC S.A. investe em ações de voluntariado empresarial por meio da “Corrente do Bem”, programa que disponibiliza ferramentas, informações e recursos para promover a atuação social voluntária da força de trabalho.

Outras ações em benefício da comunidade são a compra de legumes e verduras de produtores locais para o refeitório próprio da empresa e a capacitação de pessoas para serviços de área verde, junto com uma ONG. Na frente recrutamento, o RH prioriza a contratação de mão-de-obra do entorno da empresa, o que impacta diretamente o desenvolvimento econômico da comunidade.

Outro passo importante, foi a adesão ao “Programa Empresa Cidadã” que permite a extensão das licenças maternidade e paternidade, oferecendo mais tempo para que as mães e os pais possam cuidar de seus filhos e filhas recém-nascidos ou adotados.

Chamada Pública nº 69/2024
Anterior

Chamada Pública nº 69/2024

Próxima

Chamada Pública nº 68/2024

Chamada Pública nº 68/2024