
A ABIFINA realiza, no dia 4 de novembro, às 10h, o webinar “Inovação em Biodiversidade – Patentes de medicamentos com ativos da biodiversidade”, em formato virtual e gratuito (Zoom).
A abertura do evento será conduzida por Andrey Freitas, presidente executivo da ABIFINA. Na sequência, a programação se dividirá em dois blocos.
O primeiro trará a apresentação do estudo “Patentes de medicamentos e suplementos com biodiversidade a expirar até 2030”, conduzida por Ana Claudia Oliveira, especialista da ABIFINA em Propriedade Intelectual, Inovação e Biodiversidade.
Em seguida, será realizado o painel de debates “Inovação em Biodiversidade no Brasil”, moderado por Tatiana Ribeiro, diretora de Biodiversidade da ABIFINA.
O painel contará com a participação de:
- Renata Pinho Morais (UFPR), que abordará a experiência acadêmica em pesquisa e desenvolvimento de produtos da biodiversidade;
- Germán E. Wassermann (Cristália), que apresentará o caso da Colagenase como exemplo de inovação nacional a partir da biodiversidade; e
- Adriana Battaglia (Finep), que trará a visão do governo sobre o apoio a iniciativas de pesquisa e desenvolvimento que valorizam os recursos da biodiversidade brasileira.
Data: 4 de novembro de 2025
Horário: 10h às 11h30
Evento virtual (Zoom) Inscrições gratuitas: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_qH2oKio0QNOc3EL5clkkEQ
