PARTICIPE!!!

Conheça o programa e faça sua inscrição!!

 

A sexta edição do Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento (Sipid) traz em sua programação duas conferências internacionais de peso. O evento terá ainda duas mesas redondas, com participação de profissionais do setor: “Desafios das indústrias farmacêuticas e biofarmacêuticas brasileiras” e “Política industrial para o desenvolvimento de setores estratégicos no Brasil”.

Logo após a mesa de abertura, o professor do Regulatory Institutions Network da Australian National University e especialista em propriedade intelectual, comércio internacional e desenvolvimento, Peter Drahos, vai falar sobre “The Corporate Regulation of Trade: Implications for National Institutions”. Drahos também ministra aulas sobre Propriedade Intelectual no Queen Mary College, University of London, além de atuar como advogado. Recentemente participou da elaboração da “Declaração sobre proteção por patentes: soberania regulatória sob TRIPS” organizado pelo Max Planck Institute for Innovation and Competition em comemoração aos 20 anos do acordo TRIPS.

Na sequência, o cientista político e professor do Departamento de Desenvolvimento de Internacional da London School of Economics, Kenneth Shadlen, dará palestra sob o título “TRIPS and Secondary Pharmaceutical Patents: Brazil in Comparative Perspective”. Shadlen realiza pesquisas sobre políticas nacionais de propriedade intelectual, Acordos de Comércio Norte-Sul e OMC, entre outros temas. Atualmente, tem se dedicado particularmente às implicações que os tratados internacionais regulando a propriedade intelectual trazem para os países de desenvolvimento tardio e ao estudo de assuntos relacionados à indústria farmacêutica, a produção e suprimento de medicamentos e as políticas de saúde em países em desenvolvimento.

Na parte da tarde, a mesa redonda “Desafios das indústrias farmacêuticas e biofarmacêuticas brasileiras” terá a coordenação de Reginaldo Arcuri, presidente do Grupo Farmabrasil, e a participação de Adriano Massuda, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Odnir Finotti, diretor-presidente da Bionovis, e Marcia Martini Bueno, diretora de Relações Institucionais da Libbs Farmacêutica.

Na sequência, será a vez da mesa redonda “Política industrial para o desenvolvimento de setores estratégicos no Brasil”, com coordenação de Fernando Sandroni, presidente do Conselho de Tecnologia da Firjan. Nela estarão presentes Alberto Ramy Mansur, presidente do Conselho de Administração da Nortec Química, Antonio Paes de Carvalho, diretor-presidente da Extracta Moléculas Naturais e Claudia Chamas, pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS)/Fiocruz.

 

Anterior

Prêmio reconhece valor de trabalho sobre acesso a medicamentos

Próxima

Prêmio reconhece valor de trabalho sobre acesso a medicamentos