A Lei de Biodiversidade foi destaque em dois eventos com participação da ABIFINA em outubro. No dia 9, a consultora da entidade, Ana Claudia Oliveira, esclareceu sobre as implicações práticas da legislação e ofereceu uma oficina durante o II Workshop de Acesso ao Patrimônio Genético e/ou Conhecimento Tradicional Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O evento visa a divulgação e orientação sobre a lei e o cadastro no SisGen e ocorreu em Seropédica, no Rio de Janeiro.
No dia seguinte, foi a vez de a consultora da ABIFINA proferir a palestra “Como funciona a nova lei de biodiversidade” como parte do “Debate sobre a nova Lei de Biodiversidade – Implicações para a Pesquisa Científica e Tecnológica no seu laboratório”, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Realizado no Rio de Janeiro, o encontro teve a presença da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da instituição, Leila Rodrigues, do superintendente de Pesquisa da UFRJ Marcelo Byrro e de Danilo de Oliveira, que faz parte da Câmara Técnica de Ética em Pesquisa da UFRJ.