54678227578 bd665ef00f c
Foto: Augusto Coelho / CNI

A ABIFINA – Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades participou, nesta sexta-feira (25), da reunião do Fórum Nacional da Indústria (FNI), realizada em São Paulo, que teve como pauta central os impactos das medidas tarifárias anunciadas pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

O encontro, convocado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ocorreu a menos de sete dias da entrada em vigor das novas tarifas e reuniu mais de 70 presidentes de entidades setoriais da indústria nacional. Durante a reunião, o presidente da CNI, Ricardo Alban, apresentou as mais recentes tratativas com o governo brasileiro e entidades empresariais norte-americanas, como a U.S. Chamber of Commerce e a Amcham Brasil, e anunciou a realização de uma missão empresarial aos Estados Unidos nas próximas semanas.

Na ocasião, o presidente executivo da ABIFINA, Andrey Freitas, destacou os potenciais riscos das medidas unilaterais adotadas pelos EUA para os setores de química fina, biotecnologia e especialidades industriais, especialmente em relação à segurança no fornecimento de insumos estratégicos, ao aumento dos custos de produção e à estabilidade das cadeias industriais integradas entre os dois países. Freitas defendeu uma atuação coordenada entre o setor empresarial e o governo brasileiro, baseada no diálogo técnico e na defesa da soberania produtiva nacional.

A ABIFINA reitera seu compromisso com a defesa da indústria brasileira e com a busca de soluções diplomáticas e comerciais que resguardem o desenvolvimento tecnológico, a competitividade e o interesse público, especialmente nos setores essenciais à saúde e à inovação.

Próxima

ABIFINA participa de evento sobre inovação, CEIS e fortalecimento do SUS nas Américas

ABIFINA participa de evento sobre inovação, CEIS e fortalecimento do SUS nas Américas