A sexta reunião do Comitê Executivo e Conselho de Competitividade do Complexo da Saúde (GECIS) foi realizada no dia 11 de dezembro, na Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Brasília. Durante o evento, a ABIFINA foi representada pelo presidente da entidade, Ogari Pacheco, pelo diretor de Relações Institucionais, Odilon Costa, além de contar com a presença de diversos associados que também participam do grupo como Farmanguinhos, EMS, Nortec, Globe, Cristália, IVB.


Na abertura do encontro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou dos avanços e da consolidação do GECIS. “Este GECIS é marcado pelo incremento do setor de equipamentos, que tem forte impacto na negatividade da balança comercial. Cresceu 72% o número de equipamentos em saúde nos serviços do SUS nos últimos cinco anos”, disse o ministro.


Além disso, o Ministério da Saúde anunciou novos investimentos na indústria brasileira com a ampliação da lista de equipamentos, medicamentos e materiais ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014. Ao todo, serão firmadas 15 novas parcerias para produção nacional de 15 equipamentos e quatro medicamentos com foco no tratamento de problemas cardíacos e renais, mas também produtos voltados para a área oftalmológica, oncológica, transplante e para diagnóstico e monitoração. As parcerias envolvem sete laboratórios públicos e oito privados, e a expectativa é que, em cinco anos, a produção nacional desses itens gere economia de R$ 5,5 bilhões aos cofres públicos – a redução dos gastos com importação varia entre 14% e 25% dependendo do produto.


A respeito das novas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, fez um balanço geral da atualização dos números que agora contabilizam 104 acordos para a produção de 97 produtos em território brasileiro, envolvendo 19 laboratórios públicos e 60 privados – 30 de capital nacional e 30 estrangeiros.


Ainda, foi assinado um Protocolo de Cooperação Técnica e Operacional entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a PróGenéricos, que prevê a realização de estudos, pesquisas, intercâmbio de informações, planejamento e estruturação de projetos de interesse comum, bem como o apoio ao desenvolvimento dos medicamentos genéricos e medicamentos biológicos.


(Fonte: Abifina com informações Ministério da Saúde)

Caravana Embrapa chega a Mato Grosso com informações sobre manejo integrado no controle da Helicoverpa
Anterior

Caravana Embrapa chega a Mato Grosso com informações sobre manejo integrado no controle da Helicoverpa

Próxima

Frente Parlamentar da Agricultura debate a nova Lei de Defensivos Agrícolas