Os investimentos e a balança comercial do setor de defensivos agrícolas, a expansão da atividade ilícita nos últimos anos e o combate a essa prática em diferentes países foram alguns dos temas abordados na edição de novembro do “Diálogos com a Indústria”.
O evento foi promovido no dia 23, em Brasília, pela Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial (SDCI) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic). O tema foi “Dimensão e impactos do mercado ilegal de defensivos agrícolas para o Brasil”.
O secretário Igor Calvet, do Mdic, destacou na abertura do encontro a importância da indústria química e o potencial do setor de defensivos agrícolas para a economia brasileira.
Ao longo do evento foi apresentado um diagnóstico do mercado ilegal de defensivos agrícolas e os riscos para a saúde humana, meio ambiente, segurança alimentar, balança comercial, investimentos, emprego e renda, arrecadação tributária e crime organizado.
O debate contou com apresentações de representantes do setor produtivo, tendo sido a ABIFINA representada pela analista técnica Fernanda Costa,.e do governo, como BNDES, Ministério da Agricultura e Ibama.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Mdic