Antonio Carlos Bezerra, presidente executivo da ABIFINA, representou a entidade em reunião da Frente Parlamentar da Indústria Pública de Medicamentos, ocorrida no dia 10 de março pp. A pauta foram as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e a apresentação de Sandra de Castro Barros, nova secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que promoveu o encontro.
Sergio Frangioni, CEO da Blanver Farmoquímica e Farmacêutica, e Odilon Costa, diretor de Relações Institucionais e PDPs do Laboratório Cristália, ambos dirigentes da ABIFINA, também estiverem presentes, assim como outros representantes de laboratórios públicos e privados que integram PDPs.
A ABIFINA defende as PDPs e trabalha constantemente em prol do acesso a medicamentos no Brasil, tendo sido um dos principais atores na formulação da Política de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP), criada em 2007.
Para a entidade, essa é uma iniciativa fundamental, que permite à indústria instalada no Brasil desenvolver e fornecer IFAs e medicamentos para a manutenção dos programas públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) a preços mais baixos. Com isso, reduz a vulnerabilidade do sistema nacional e amplia o acesso da população a tratamentos importantes.