ABIFINA, ABIQUIFI, ALANAC e GFB, realizaram no dia 1º/07, Seminário online para adensamento da proposta de fortalecimento da indústria brasileira de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) e de medicamentos.
Para contextualizar o processo de fabricação de insumos farmacêuticos, Tânia de Andrade, da empresa Kin Master, proferiu apresentação sobre a “Cadeia produtiva de IFAs de Origem Animal: da matéria prima ao produto final”; Cristina Dislich Ropke da Centroflora, apresentou as “Etapas da produção de Insumos Farmacêuticos de origem Vegetal” e Carolina Mauad Lopes da Nortec Química, o “ Processo de fabricação de insumos Farmacêutico Ativos”.
No contexto dos medicamentos, Juliana Schwarz Rocha, NG Reis Consultoria, abordou a questão da “Regulamentação e seu papel como catalizador da inovação na indústria farmacêutica”. Thiago Mares Guia, da Bionovis focou na importância do “Uso do Poder de Compras e Biofármacos”. Encerrando as apresentações, José Luiz Junqueira Simões da União Química, discursou sobre o “Parque industrial e fabricação de medicamentos no Brasil”.
Antonio Carlos Bezerra, presidente executivo da ABIFINA, considerou de alta relevância a realização do encontro, destacando que as apresentações feitas estão alinhadas ao propósito da estratégia elaborada pela entidades farmoquímicas/farmacêuticas no sentido do Fortalecimento do Setor e demonstram ser este o caminho adequado a diminuição da dependência estrangeira aos insumos farmacêuticos estratégicos à cadeia produtiva farmacêutica.
O evento contou com expressiva participação de representantes de empresas farmoquímicas e farmacêuticas, e, também, de representantes do Governo Federal, como Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Saúde (MS).
Abaixo link para acesso as apresentações:
Processo de fabricação de Ifas de origem animal
Processo de fabricação de Ifa de origem vegetal
Processo de fabricação de Ifas sintéticos
A regulamentação e seu papel como catalisador da inovação
Uso do Poder de Compras e Biofármacos
Parque industrial e fabricação de medicamentos no Brasil
Realização: