Cadifa 2025
Divulgação ABIFINA

Foi realizado em 18 de novembro, em Brasília, o Seminário Cadifa 2025, encontro promovido pela Anvisa que ocorre anualmente com a colaboração de entidades representativas do setor, entre elas a ABIFINA. O evento contou com 220 participantes presenciais e mais de 700 participantes on-line. 

Na parte da manhã, foi conduzido um painel técnico dedicado ao marco regulatório dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), com foco nas RDC 359/2020 e RDC 361/2020. Também foram discutidos os principais motivos de indeferimento de Cadifa (Carta de Adequação de Dossiê de Insumo Farmacêutico Ativo), bem como temas sensíveis para a indústria, como o uso de dossiê semelhante, a Cadifa vinculada a outra Cadifa e as alterações de detentor do dossiê. 

Durante a tarde, o evento prosseguiu com apresentação sobre o procedimento otimizado de análise previsto na IN 289/2024 (que aborda critérios para a avaliação otimizada de petições de registro e pós-registro de medicamentos, produtos biológicos e vacinas, permitindo o aproveitamento de avaliações realizadas por Autoridades Regulatórias Estrangeiras Equivalentes), além de atualizações da Gerência de Avaliação da Qualidade de Medicamentos Sintéticos (GQMED). 

Para finalizar, houve um espaço para perguntas e respostas, que possibilitou o aprofundamento das discussões com os participantes. 

Estiveram presentes representando a ABIFINA o presidente-executivo Andrey Freitas; a vice-presidente de Assuntos Regulatórios, Juliana Megid; a especialista em Assuntos Regulatórios, Marina Moreira; e a analista técnica Bruna Oliveira. 

Próxima

ABIFINA acompanha cerimônia de abertura da Agenda Legislativa da Indústria 2026 na CNI 

ABIFINA acompanha cerimônia de abertura da Agenda Legislativa da Indústria 2026 na CNI