
Foi realizado em 18 de novembro, em Brasília, o Seminário Cadifa 2025, encontro promovido pela Anvisa que ocorre anualmente com a colaboração de entidades representativas do setor, entre elas a ABIFINA. O evento contou com 220 participantes presenciais e mais de 700 participantes on-line.
Na parte da manhã, foi conduzido um painel técnico dedicado ao marco regulatório dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), com foco nas RDC 359/2020 e RDC 361/2020. Também foram discutidos os principais motivos de indeferimento de Cadifa (Carta de Adequação de Dossiê de Insumo Farmacêutico Ativo), bem como temas sensíveis para a indústria, como o uso de dossiê semelhante, a Cadifa vinculada a outra Cadifa e as alterações de detentor do dossiê.
Durante a tarde, o evento prosseguiu com apresentação sobre o procedimento otimizado de análise previsto na IN 289/2024 (que aborda critérios para a avaliação otimizada de petições de registro e pós-registro de medicamentos, produtos biológicos e vacinas, permitindo o aproveitamento de avaliações realizadas por Autoridades Regulatórias Estrangeiras Equivalentes), além de atualizações da Gerência de Avaliação da Qualidade de Medicamentos Sintéticos (GQMED).
Para finalizar, houve um espaço para perguntas e respostas, que possibilitou o aprofundamento das discussões com os participantes.
Estiveram presentes representando a ABIFINA o presidente-executivo Andrey Freitas; a vice-presidente de Assuntos Regulatórios, Juliana Megid; a especialista em Assuntos Regulatórios, Marina Moreira; e a analista técnica Bruna Oliveira.
