Os acordos internacionais de comércio estiveram na pauta da ABIFINA em agosto, quando a entidade participou de reuniões em Brasília e São Paulo, representada pela analista técnica Fernanda Costa. 

No dia 14, a Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), promoveu encontro em Brasília para atualizar o andamento das negociações dos acordos do Brasil ou Mercosul com o Canadá e com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), ambos em fase de trocas de ofertas.  

Também foram discutidas as negociações com União Europeia, Aliança do Pacífico, Chile e Coreia do Sul, este último caso ainda em fase inicial. A política comercial do novo governo do México, além de informações quanto à Frente Parlamentar pela Abertura Comercial do Brasil, foram outros assuntos abordados.  

Já no dia 17, a ABIFINA participou do Seminário sobre Acordos Internacionais de Livre Comércio, realizado pelo Grupo FarmaBrasil. Fabrizio Panini, gerente de Negociações Internacionais da CNI, apresentou a estruturação desses acordos, enquanto Carolina Telles, analista da Confederação, tratou das regras de origem.  

Foram debatidos outros temas de impacto no setor farmacêutico: os capítulos de compras governamentais, barreiras técnicas e propriedade intelectual. 

Anterior

ABIFINA envia propostas para CP sobre impurezas em agrotóxicos

Próxima

ABIFINA se reúne com entidades e associados