A 12ª reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis), realizada no dia 8 de dezembro, em Brasília, teve anúncios importantes para o setor, constantes da agenda permanente da ABIFINA. A entidade esteve na reunião representada pelo presidente Ogari Pacheco; pelo 2º vice-presidente, Reinaldo Guimarães; pelo vice-presidente da Cadeia Química, Lélio Maçaira; e pelo diretor de Relações Institucionais, Odilon Costa.
A principal novidade anunciada foi o investimento de R$ 443 milhões por ano para a transferência de tecnologia e aquisição de cinco medicamentos biológicos. A proposta é que, ao final do processo de transferência, quatro laboratórios públicos e sete empresas privadas produzam Adalimumabe e Infliximabe (artrite reumatoide); Filgrastima e Rituximabe (oncológico); e Samatropina (hormônio do crescimento). Atualmente, os biológicos representam apenas 4% da quantidade distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 51% do orçamento da compra.
Ainda na área da atual Plataforma Inteligente de Tecnologia em Saúde, foi apresentado o projeto de formulário eletrônico para envio de propostas de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs).
Outro ponto destacado na reunião foi o edital para transferência de tecnologia de radioterapia, lançado no próprio dia 8, pelo qual Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) poderão adquirir conhecimento em áreas de desenvolvimento e operação de softwares. A ação está dentro do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS.
Grupos de trabalho
O Gecis apresentou também os cinco grupos de trabalho que vão discutir a partir de 2017: a revisão do marco regulatório da área; tributos e relações bilaterais; planos de expansão da radioterapia; rotas tecnológicas e propriedade intelectual. A ABIFINA indicou representantes para os grupos.
(Com informações do Portal da Saúde)