Em 17 de agosto, a reunião do Conselho Empresarial de Tecnologia da FIRJAN foi realizada em instalações do SENAI do Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, onde se encontram alguns laboratórios da Rede de Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação.
O Diretor de Biotecnologia da ABIFINA, Gilberto Soares, esteve presente na reunião, representando o 1º Vice-Presidente da ABIFINA, Nelson Brasil, membro titular do Conselho.
Ao abrir os trabalhos, o Presidente do Conselho, Fernando Sandroni, fez comentários sobre a falta de recursos necessários ao suporte de atividades de Ciência e Tecnologia, como decorrência da grave crise financeira que vive o País e que, certamente, compromete o desenvolvimento de ações destinadas a aumentar a capacitação tecnológica das indústrias brasileiras, mencionando que a FIRJAN tem externado essa preocupação às autoridades governamentais.
Na pauta da reunião, além de informes sobre algumas recentes iniciativas da FIRJAN, destacaram-se as apresentações sobre as atividades desenvolvidas pelos Institutos atuantes em Sistemas Virtuais de Produção e em Química Verde, feitas respectivamente pelos Gerentes Maurício Ogawa e Paulo Roberto Furio, ambas precedidas por uma breve introdução feita por Carla Giordano, Gerente de Inovação dos Sistema FIRJAN.
As apresentações permitiram que os presentes tomassem conhecimento sobre muitas de importantes resultados contribuições que esses Institutos vêm alcançando, através do atendimento às empresas que solicitam a busca de soluções para problemas que enfrentam em suas operações.
Após o término da reunião, os membros do Conselho puderam visitar os locais onde se encontram instalados laboratórios que dispõem de excelente infraestrutura, e onde trabalham pesquisadores e técnicos nas atividades programadas para atendimento às necessidades das empresas demandantes dos serviços ofertados por esses Institutos.
Gilberto Soares recomenda aos associados da ABIFINA o acesso às informações mais detalhadas que podem ser vistas no endereço eletrônico: