No dia 29 de abril, foi realizada a reunião do Comitê de Biodiversidade da ABIFINA, com foco na apresentação dos trabalhos em andamento no Grupo de Trabalho (GT) de Bioindústria e Biomanufatura, do qual a associação participa ativamente desde sua criação. 

A exposição principal foi conduzida por Rafael de Sá Marques, diretor do Departamento de Patrimônio Genético e Cadeias Produtivas dos Biomas e Amazônia, da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV) do MDIC. Rafael destacou a importância da transição do parque industrial brasileiro para um modelo de baixo carbono, com uso eficiente da biomassa. Também ressaltou a necessidade de identificar insumos estratégicos que possam ser produzidos no Brasil e a relevância de escutar o setor produtivo para mapear barreiras e oportunidades. 

Andrey Freitas, presidente executivo da ABIFINA, sugeriu mapear as dificuldades na definição das metas, o que poderia ajudar a criar uma estrutura mais organizada. Rafael apoiou essa ideia, mencionando a disponibilidade de ferramentas e recursos financeiros, como o FNDCT, para apoiar a inovação 

A consultora de propriedade intelectual e biodiversidade da ABIFINA, Ana Claudia Oliveira, alertou para a fragmentação das políticas de bioeconomia e reforçou a necessidade de articulação entre os diferentes ministérios para garantir uma abordagem integrada. 

A reunião foi concluída com um apelo à colaboração contínua entre os participantes, a fim de construir políticas públicas robustas e eficazes. A próxima reunião do GT de Bioindústria e Biomanufatura está marcada para o dia 7 de maio, no período da tarde.

ABIFINA e ACFB firmam acordo para fomentar a produção científica em áreas estratégicas da saúde 
Anterior

ABIFINA e ACFB firmam acordo para fomentar a produção científica em áreas estratégicas da saúde 

Próxima

ABIFINA realiza visita institucional ao Sindusfarma 

ABIFINA realiza visita institucional ao Sindusfarma