A ABIFINA participou da 68ª Reunião Ordinária da Câmara Temática de Insumos Agropecuários (CTIA) realizada no dia 01 de julho. Representada pela gerente técnica Diva Arrepia, a entidade acompanhou o encontro que apresentou a conjuntura dos diversos setores que compõem a CTIA e o cenário do registro e reavaliação de produtos.


Na abertura da reunião, o representante regional adjunto da América do Sul da FAO, Alan Bojanic, relatou as atividades da organização no contexto mundial e no Brasil com relação ao incentivo à produção e busca pela melhoria de acesso aos alimentos. Bojanic também destacou os programas para enfrentar os problemas climáticos e as iniciativas para facilitar a cooperação com outros países relacionadas à educação, além da atuação nos acordos internacionais (principalmente as questões envolvendo o CODEX). Ainda, Jonny Lopes, representante da EPL, apresentou um panorama sobre a infraestrutura e logística do Brasil, com propostas de projetos e soluções para os próximos anos.


Sobre a conjuntura do setor de defensivos agrícolas, os dados de maio mostraram que houve um aumento de 21% nas vendas de defensivos no País em comparação ao mesmo período de 2012. A elevação foi impactada pela demanda das culturas de soja, milho, feijão e trigo. Já o acumulado no período de janeiro a maio de 2013 apresentou um desempenho 28% maior que o apurado no ano anterior. De acordo com Eduardo Daher da Andef, este quadro pode ser atribuído ao reflexo cambial, bem como às compras antecipadas.


Com relação às pragas, a representante da Aprosoja apresentou a situação da praga Helicoverpa, que vem causando enormes prejuízos à lavoura. Segundo ela, ainda não há no País produtos eficientes para o combate a praga, o que torna necessário o registro de novas moléculas. A respeito dos registros, Carlos Venâncio da Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins (CGAA/DFIA/SDA) falou sobre o quadro atual para o registro de novos produtos, bem como a questão da pulverização aérea para os produtos em reavaliação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama): Imidacloprido, Tiametoxan, Clotianidina e Fipronil.


Além disso, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) apresentou o edital Inova Agro que aporta R$ 1 bilhão para o adensamento das cadeias produtivas de insumos com o desenvolvimento de planos de negócios de inovação nos setores agropecuário e agroindustrial, como agroquímicos e tecnologias de melhoramento genético e saúde animal; produtos e processos da indústria alimentícia, incluindo aditivos e embalagens; e máquinas e equipamentos para agropecuária. Os detalhes da chamada pública já foram enviados pela ABIFINA às empresas associadas do setor produtivo.

Anterior

Edital SENAI SESI tem R$ 30,5 milhões para projetos inovadores

Próxima

Dilma quer acelerar negociações entre Mercosul e outros blocos econômicos