A diretora de Biodiversidade da ABIFINA, Cristina Ropke, tomou posse como membro titular do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) no dia 10 de fevereiro, tendo como suplente Thaís Clemente, diretora do Regulatório Agro. A cerimônia simbólica aconteceu durante a primeira reunião ordinária do ano, conduzida pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), Tercio Issami Tokano. 

A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Oliveira Domingues, anunciou no encontro a campanha do MJ para combater a comercialização, pela internet, de vacinas falsificadas contra a Covid-19. A ABIFINA aderiu à iniciativa, divulgando as peças amplamente em suas redes sociais.   

Na sequência, Guilherme Vargas da Costa, secretário-executivo do CNCP, apresentou temas como as iniciativas conjuntas do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) e do Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido (UKIPO) para combater o comércio ilegal de produtos. 

Também foram abordadas as ações prioritárias da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual relacionadas à pirataria e a criação de novas comissões especiais no CNCP. A ABIFINA manifestou interesse em participar da Comissão Especial de Medicamentos, Próteses, Equipamentos Hospitalares e Agrotóxicos. 

A diretora da ABIFINA Cristina Ropke mencionou o trabalho da associação à frente do Grupo de Trabalho para o combate à fraude de produtos naturais na internet, que tem apoio de mais de 10 entidades ligadas à área da saúde. Este trabalho reforçará as ações do CNCP, uma vez que o tema foi estabelecido como prioritário para 2021. 

Também estiveram presentes na reunião, representando a ABIFINA, Ana Claudia Oliveira, consultora ad hoc de Propriedade Intelectual, Inovação e Biodiversidade; Fernanda da Costa, coordenadora de Comércio Exterior e Cadeia Química; Luciana Bitencourt, coordenadora Executiva e Marina Moreira, coordenadora de Assuntos Regulatórios.

ABIFINA apoia pedido da PGR ao Supremo Tribunal Federal
Anterior

ABIFINA apoia pedido da PGR ao Supremo Tribunal Federal

Próxima

Insumos Farmacêuticos Ativos em foco

Insumos Farmacêuticos Ativos em foco