A diretora de Biodiversidade da ABIFINA, Cristina Ropke, tomou posse como membro titular do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) no dia 10 de fevereiro, tendo como suplente Thaís Clemente, diretora do Regulatório Agro. A cerimônia simbólica aconteceu durante a primeira reunião ordinária do ano, conduzida pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), Tercio Issami Tokano.
A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Oliveira Domingues, anunciou no encontro a campanha do MJ para combater a comercialização, pela internet, de vacinas falsificadas contra a Covid-19. A ABIFINA aderiu à iniciativa, divulgando as peças amplamente em suas redes sociais.
Na sequência, Guilherme Vargas da Costa, secretário-executivo do CNCP, apresentou temas como as iniciativas conjuntas do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) e do Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido (UKIPO) para combater o comércio ilegal de produtos.
Também foram abordadas as ações prioritárias da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual relacionadas à pirataria e a criação de novas comissões especiais no CNCP. A ABIFINA manifestou interesse em participar da Comissão Especial de Medicamentos, Próteses, Equipamentos Hospitalares e Agrotóxicos.
A diretora da ABIFINA Cristina Ropke mencionou o trabalho da associação à frente do Grupo de Trabalho para o combate à fraude de produtos naturais na internet, que tem apoio de mais de 10 entidades ligadas à área da saúde. Este trabalho reforçará as ações do CNCP, uma vez que o tema foi estabelecido como prioritário para 2021.
Também estiveram presentes na reunião, representando a ABIFINA, Ana Claudia Oliveira, consultora ad hoc de Propriedade Intelectual, Inovação e Biodiversidade; Fernanda da Costa, coordenadora de Comércio Exterior e Cadeia Química; Luciana Bitencourt, coordenadora Executiva e Marina Moreira, coordenadora de Assuntos Regulatórios.