Ana Claudia Oliveira, gerente técnica e de Propriedade Intelectual da ABIFINA, e Letícia Covesi, da associada EMS, ganharam o Prêmio GTPI de Produção Acadêmica Voltada para o Ativismo, com o artigo “Estratégias para adiar o acesso aos medicamentos no Brasil”. O trabalho analisa as cinco estratégias mais usadas pelas indústrias farmacêuticas no País e está em livro lançado pelo Grupo de Trabalho em Propriedade Intelectual (GTPI). A premiação ocorreu no dia 28 de outubro no evento “Acesso aos ARVs (antirretrovirais) – ampliando conquistas e evitando retrocessos”. 

O prêmio GTPI foi entregue a dois artigos, entre o total avaliado e ranqueado por uma banca de cerca de 10 especialistas de instituições como Fiocruz, UFRJ, UERJ, empresas e ONGs. A ABIFINA levou o segundo lugar. 

O encontro foi promovido pelo GTPI, que reúne ONGs como Médicos sem Fronteiras e Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (Abiaids). O objetivo foi aproximar a Academia para trocar conhecimentos sobre Propriedade Intelectual de forma a promover o acesso aos medicamentos e a luta pelo tratamento de AIDS e câncer. 

No evento, o vice-presidente da ABIFINA, Reinaldo Guimarães, defendeu a Política de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo na mesa-redonda “Produção local de ARVs: saúde pública ou negócio?”. Outro tema discutido na programação foi “Novas políticas de tratamento e novos protocolos: vamos reduzir preços ou direitos?”.

VI SIPID - A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL BRASILEIRO - ÚLTIMA SEMANA - INSCRIÇÕES GRATUITAS!
Anterior

VI SIPID - A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL BRASILEIRO - ÚLTIMA SEMANA - INSCRIÇÕES GRATUITAS!

Próxima

Presidente da Anvisa aponta desafios da agência em visita à ABIFINA