Entidade lidera ou participa de dez entregas previstas até 2025

O Plano de Ação 2023-2025 da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (Enpi) adota ações propostas pela ABIFINA. O documento foi construído de forma colaborativa com a participação de entidades da sociedade civil.

As ações previstas estão alinhadas com a agenda do governo, em especial as missões definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

A ABIFINA lidera algumas entregas e, em outras, participa. Conheça quais são elas, de acordo com cada eixo da Enpi:

Eixo 1: Propriedade Intelectual para a Competitividade e o Desenvolvimento

  • Palestras virtuais para universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) sobre PI, incluindo busca de parcerias com a indústria.
  • Palestras virtuais para universidades e ICTs sobre PI aplicada às áreas farmacêutica e de agronegócio, e identificação de produtos e processos de interesse para a interação entre os atores envolvidos.
  • Estimular a oferta e a demanda de serviços especializados em PI para apoiar empresas na definição de estratégias adequadas, instruir quanto à gestão de ativos e à condução dos trâmites de registro e depósito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Eixo 2: Disseminação, Formação e Capacitação em PI

  • Elaboração de cartilha ou vídeo retratando os riscos do uso de medicamentos e de produtos falsificados para a saúde da população. 
  • Divulgação de vídeo educativo orientando a população a distinguir produtos falsificados de originais. 
  • Realização do evento anual Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento (SIPID).

Eixo 3: Governança e Fortalecimento Institucional

  • Palestras sobre a área farmacêutica para examinadores do INPI de 1ª e 2ª instâncias com objetivo de apresentar uma visão atual do mercado e da indústria.
  • Fornecimento de dados de vigência patentária de medicamentos ao Ministério da Saúde e ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a partir de pesquisas às bases de dados da ABIFINA, incluindo treinamentos na área de propriedade intelectual.
  • Palestras, eventos e treinamentos sobre o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (Sisgen) para auxiliar a indústria e a academia a compreenderem a Lei da Biodiversidade e o cadastro no Sisgen.

Eixo 5: Observância e Segurança Jurídica

  • Desenvolver o Programa Nacional de Combate a Medicamentos Falsificados, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério das Comunicações, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e aos Delitos Contra a Propriedade Intelectual e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
ABIFINA se reúne com Presidente do INPI
Anterior

ABIFINA se reúne com Presidente do INPI

Próxima

CNI tem novo presidente

CNI tem novo presidente