A percepção positiva dos brasileiros em relação ao governo é resultado da baixa taxa de desemprego, do foco nas políticas sociais e do carisma pessoal da presidente


A baixa taxa de desemprego, o foco nas políticas sociais e o carisma pessoal da presidente Dilma Rousseff melhoraram a percepção dos brasileiros em relação ao governo. Em março, a avaliação do governo Dilma Rousseff bateu recorde de aprovação, com 63% da população considerando a administração federal ótima ou boa, maior percentual desde o início do governo. A informação é da primeira pesquisa CNI-Ibope do ano, divulgada nesta terça-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Embora dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, a aprovação do governo se mantém na casa de 62% pela terceira vez consecutiva.


A expectativa da população sobre o desempenho da gestão Dilma no restante do mandato cresceu três pontos percentuais, de 62% em dezembro para 65% agora. A confiança na presidente alcançou 75% da população em março, contra 73% em dezembro, enquanto a aprovação do modo de governar manteve-se praticamente estável entre dezembro (78%) e este mês (79%).


O gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, atribui a manutenção da avaliação do governo na faixa de 62%, a três fatores: a baixa taxa de desemprego aliada à manutenção da renda familiar; a manutenção do foco em políticas sociais e o carisma pessoal da presidente da República como administradora. “Ela tem conseguido construir uma imagem de competência e segurança na gestão”, assinala Fonseca.


Na avaliação das nove áreas de atuação do governo, não se alteraram, na comparação com dezembro, as três melhor avaliadas (pela ordem, combate à fome e à pobreza, meio ambiente e combate ao desemprego) e, no polo oposto, as de pior avaliação (saúde, segurança pública e impostos).


A pesquisa CNI-Ibope constatou, porém, que caíram os percentuais de desaprovação em todas essas seis áreas (de 36% em dezembro para 34% no combate à fome e à pobreza; de 42% para 36% no meio ambiente; de 41% para 40% no combate ao desemprego; de 65% para 60% nos impostos; de 68% para 66% na segurança pública e de 74% para 67% na saúde).


A pesquisa CNI-Ibope de Avaliação do Governo foi realizada pelo Ibope Inteligência entre 8 e 11 de março com 2002 entrevistas em 143 municípios.


Fonte: Portal da Indústria

Presidente da CNA apresenta temas do setor ao novo Ministro da Agricultura
Anterior

Presidente da CNA apresenta temas do setor ao novo Ministro da Agricultura

Próxima

Reunião com a GGMED