A ABIFINA e a Abiquifi enviaram um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (DEM-PR), para apoiar o Projeto de Lei (PL) nº 4.209/2019. Este determina que os medicamentos com insumo farmacêutico ativo (IFA) nacional devem ser enquadrados na categoria prioritária para fins de registro. 

O PL estabelece ainda um regime específico de margem de preferência para medicamentos fabricados a partir de IFA nacional. Além disso, permite que a emissão de certificação administrativa e de qualidade (DIFA/CADIFA) dos IFAs não esteja mais atrelada ao registro de um medicamento. 

As entidades endossam o texto do PL aprovado nas Comissões de Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e Cidadania, da Câmara. Para melhor apreciação do tema, encaminharam a Arthur Lira documentação com seus posicionamentos e um comparativo das alterações realizadas pelo Senado Federal e as comissões da Câmara. 

Para mostrar outras propostas que visam o fortalecimento do segmento farmoquímico brasileiro, a ABIFINA e a Abiquifi enviaram também uma carta que resume a parceria ABIFINA-Fiocruz e a Agenda Setorial e Temática para o Complexo Industrial da Química Fina.

Manifesto contra tentativas de prorrogar vigência de patentes
Anterior

Manifesto contra tentativas de prorrogar vigência de patentes

Próxima

Faltam apenas dois dias para o XIII SIPID