A ABIFINA e a Abiquifi enviaram um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (DEM-PR), para apoiar o Projeto de Lei (PL) nº 4.209/2019. Este determina que os medicamentos com insumo farmacêutico ativo (IFA) nacional devem ser enquadrados na categoria prioritária para fins de registro. 

O PL estabelece ainda um regime específico de margem de preferência para medicamentos fabricados a partir de IFA nacional. Além disso, permite que a emissão de certificação administrativa e de qualidade (DIFA/CADIFA) dos IFAs não esteja mais atrelada ao registro de um medicamento. 

As entidades endossam o texto do PL aprovado nas Comissões de Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e Cidadania, da Câmara. Para melhor apreciação do tema, encaminharam a Arthur Lira documentação com seus posicionamentos e um comparativo das alterações realizadas pelo Senado Federal e as comissões da Câmara. 

Para mostrar outras propostas que visam o fortalecimento do segmento farmoquímico brasileiro, a ABIFINA e a Abiquifi enviaram também uma carta que resume a parceria ABIFINA-Fiocruz e a Agenda Setorial e Temática para o Complexo Industrial da Química Fina.

Manifesto contra tentativas de prorrogar vigência de patentes
Anterior

Manifesto contra tentativas de prorrogar vigência de patentes

Próxima

EMS conquista pela 12ª vez consecutiva troféu Líderes do Brasil na categoria Indústria Farmacêutica