ABIFINA acompanhou a cerimônia em Brasília; anúncios do Ministério da Saúde reforçam produção nacional de vacina contra VSR e de medicamento para esclerose múltipla 

Posse Anvisa Foto Walterson Rosa MS
Foto: Walterson Rosa/MS

A ABIFINA esteve presente, representada pelo presidente-executivo Andrey Freitas, na cerimônia de posse da nova diretoria da Anvisa realizada nesta quarta-feira, 10 de setembro, em Brasília. 

O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, além de senadores, deputados e diversas autoridades. 

Assumiram seus cargos o diretor-presidente Leandro Pinheiro Safatle e os diretores Daniela Marreco Cerqueira e Thiago Lopes Cardoso Campos, que agora se somam aos já empossados Romison Rodrigues Mota e Daniel Meirelles Fernandes Pereira, recompõem a diretoria colegiada da Agência e assumem o compromisso de conduzir a Anvisa com foco em acesso, inovação e segurança sanitária. 

Durante a solenidade, o Ministério da Saúde anunciou duas iniciativas estratégicas: 

  • a produção nacional da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), com 1,8 milhão de doses previstas para entrega até o fim de 2025 e início da distribuição no SUS em novembro, voltada à proteção de gestantes e bebês; 
  • e a Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) do natalizumabe, medicamento indicado ao tratamento da esclerose múltipla, com transferência de tecnologia ao Instituto Butantan. 

Essas ações reforçam a política de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, com vistas a reduzir a dependência externa e ampliar o acesso da população a tratamentos inovadores. 

Além da diretoria executiva, membros do Conselho Administrativo e associados da ABIFINA também prestigiaram a cerimônia, demonstrando o engajamento da entidade com um ambiente regulatório robusto, transparente e orientado à inovação. 

ABIFINA assina manifesto em defesa da autonomia das agências reguladoras 
Anterior

ABIFINA assina manifesto em defesa da autonomia das agências reguladoras 

Próxima

FACTO 78 no ar!

FACTO 78 no ar!