Para isso, agência testa a elaboração cooperada dos protocolos com empresas, revelou o diretor adjunto da Anvisa, Norberto Rech, no último dia do 5º ENIFarMed, nesta quarta-feira
No último dia do 5º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed), nesta quarta-feira (31/08), o diretor adjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Norberto Rech, revelou que o órgão testa algumas experiências para acelerar a aprovação de protocolos para pesquisa clínica.
“Observamos que 80% dos protocolos que chegam são multicêntricos já aprovados por outras agências harmonizadas com a Anvisa. Precisamos ter outra forma de lidar com a questão, focando nos critérios adicionais às harmonizações internacionais, reduzindo o tempo de análise”, avaliou.
Para isso, a Anvisa está testando a elaboração cooperada de protocolos com empresas, o que deve se tornar futuramente uma rotina da agência. Segundo Rech, a Anvisa tem adotado essa prática, que deve se desdobrar na revisão do marco regulatório.
(Fonte: Natália Calandrini para Abifina – 02/09/2011)