Nota de falecimento

Comunicamos, com imenso pesar, o falecimento hoje (23/09) de Nelson Brasil de Oliveira, presidente de honra da ABIFINA, aos 93 anos. Um dos fundadores da entidade, dedicou grande parte de sua vida à estruturação do setor de química fina no Brasil, sempre com uma visão desenvolvimentista. Defendia que uma indústria nacional forte, amparada por políticas de Estado, é o caminho para o crescimento socioeconômico de longo prazo.

Disseminou essa perspectiva por onde passou, tendo publicado centenas de artigos e participado de conferências em seminários nacionais e internacionais sobre indústria, inovação, desenvolvimento tecnológico, políticas públicas e economia. Tornou-se referência para empresários e gestores públicos.

Nascido em Bagé (RS), Nelson Brasil graduou-se engenheiro químico. Foi consultor da Norquisa (1992 a 2002), diretor de Comercialização e Desenvolvimento da Carbonor (1982 a 1992) e engenheiro da Petrobras (1960 a 1982), chegando a diretor do Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes). Foi ainda professor (1951 a 1960) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na ABIFINA, ocupou a vice-presidência em diferentes gestões, exercendo o papel de executivo da entidade.

Nelson Brasil era um líder nato e, com sua postura enfática, participou de momentos decisivos para a indústria. Atuou nas negociações do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT, na sigla em inglês), durante a Rodada Uruguai (iniciada em 1986), tratando dos direitos de propriedade intelectual (PI).

Depois, entre os anos 1990 e 2000, atuou na elaboração da Lei da Propriedade Industrial (nº 9.279) e nas negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Trabalhou ainda pela inconstitucionalidade da extensão do prazo de patentes. Acreditava que a proteção dos direitos de PI deveria ser moderada para não inviabilizar o desenvolvimento da indústria nacional.

Ainda nos anos 2000, incentivou a iniciativa pioneira da Fiocruz de contratar localmente a fabricação dos insumos farmacêuticos ativos para os medicamentos que produzia, como forma de resolver o problema de má qualidade dos produtos comprados por licitação internacional. Apoiou, ainda, o licenciamento compulsório do antirretroviral Efavirenz.

Esses e muitos outros temas foram liderados por Nelson Brasil, sempre com ética e transparência. Valorizava sua equipe e foi um exemplo para todos com quem conviveu. Tanto pela generosidade de dividir seus conhecimentos, como por sua coragem, firmeza, espírito de justiça e palavras de incentivo.

Nelson Brasil deixa Marta, sua esposa há 72 anos; seus filhos Eloisa, Clarice e Eduardo; e seus netos e bisnetos. Deixa também dezenas de amigos que tiveram a honra de fazer parte da grande família criada com seu amoroso coração.

Hoje nos despedimos com sentimento de tristeza. Mas também com o privilégio de termos feito parte de sua trajetória.

Velório e cerimônia de cremação 

Data: 24/09/2022 (sábado)

Local: Crematório Memorial do Carmo – R. Monsenhor Manuel Gomes, 287 – Caju, Rio de Janeiro 

Velório: Sala 2, início às 11h

Cerimônia de Cremação: 14h

Encontro EMBRAPII e ABIFINA para incentivar a inovação na indústria de química fina
Anterior

Encontro EMBRAPII e ABIFINA para incentivar a inovação na indústria de química fina

Próxima

Estudo da ABIFINA mostra que investimento na química fina alavanca cadeia industrial

Estudo da ABIFINA mostra que investimento na química fina alavanca cadeia industrial