No dia 18 de julho, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou para líderes empresariais em São Paulo um sistema informatizado em desenvolvimento para conectar, centralizar e organizar as informações de todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião foi promovida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e teve a participação da ABIFINA, representada pelo presidente Ogari Pacheco e o diretor de Relações Institucionais, Odilon Costa.
“O que nós queremos é conectar os sistemas, que hoje estão em diferentes plataformas, para que as informações cheguem o mais rápido ao Ministério da Saúde. A transparência é uma importante ferramenta contra a fraude, pois permite a análise e comparação”, enfatizou o ministro.
Ricardo Barros destacou, ainda, que embora o Ministério da Saúde disponibilize, gratuitamente, softwares a todos os municípios, para auxiliar na centralização e compartilhamento das informações, nem todos os prestadores de serviços implementam essas ferramentas. “É preciso que todos entendam a importância dessas informações para o bom funcionamento da gestão do SUS. Estamos analisando formas de motivar e tornar obrigatório o repasse dessas informações”, afirmou.
(Com informações do Ministério da Saúde)