O Ministério da Saúde anunciou, na sexta-feira (7/11), um investimento de R$ 25 milhões para apoiar a redução da fila de registros na Anvisa, com foco em inovação, inteligência artificial (AnvisAI) e fortalecimento da capacidade técnica da Agência.

A medida está alinhada à proposta de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), apreciada também no dia 07, em reunião da Diretoria Colegiada (DICOL) da Anvisa, que estabelece ações excepcionais e temporárias para otimizar as filas de análise de anuência em pesquisa clínica e de pedidos de registro e pós-registro de medicamentos e produtos biológicos. O objetivo é aumentar a eficiência dos processos regulatórios e reduzir o passivo acumulado de avaliações.

Essas iniciativas convergem para um objetivo comum: acelerar o acesso da população a medicamentos e tecnologias em saúde, garantindo previsibilidade regulatória e reforçando o papel estratégico da Anvisa no Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).

Em sintonia com esse movimento, a ABIFINA encaminhou à Anvisa, no dia 3/11, suas contribuições à minuta de Resolução que trata da gestão da fila de análise. As propostas apresentadas refletem o posicionamento técnico e estratégico das empresas associadas, reafirmando o compromisso da entidade com o fortalecimento da regulação sanitária nacional e com a promoção de um ambiente regulatório mais ágil, transparente e favorável à inovação.

Anterior

Entidades do setor discutem ADI 7875, que questiona a Lei de Pesquisas com Seres Humanos 

Próxima

ABIFINA participa da Assembleia Geral Anual da APIC