A Libbs Farmacêutica, empresa 100% brasileira e associada da ABIFINA, comemorou em uma solenidade especial a produção do primeiro lote contendo tecnologia 100% nacional do imunossupressor Tacrolimo – medicamento utilizado na assistência a pacientes transplantados -, no dia 12 de dezembro, no seu complexo industrial em Embu das Artes, São Paulo. O evento contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


Nova fábrica


Além deste marco, a farmacêutica também deu inicio às obras da nova fábrica de medicamentos biotecnológicos. Projetada para ser a maior do mundo com sistema de produção que utiliza biorreatores com bolsa descartável “single use”, em vez de aço, a planta de biotecnologia da Libbs representa um marco importante para que o Brasil supere a dependência estrutural em saúde por meio do fortalecimento do parque produtivo nacional e da redução da vulnerabilidade brasileira em relação ao mercado internacional de produtos farmacêuticos. A unidade de medicamentos biotecnológicos irá produzir anticorpos monoclonais para o tratamento de câncer, artrite reumatóide e outras doenças autoimunes.


O projeto foi dividido em três fases de implantação, sendo a primeira a partir do primeiro semestre de 2016, que possibilitará à fábrica processar oito mil litros de células animais para a produção de anticorpos monoclonais. Já ao fim da terceira fase a capacidade atingirá 24 mil litros, o quádruplo da produção da maior fábrica do mundo atualmente, localizada na Ásia.


Para a construção da planta, a Libbs firmou uma parceria com a Mabxience S.A. – empresa pertencente à farmacêutica Chemo, ambas do Grupo Insud -, que prevê a transferência de tecnologia da produção de seis anticorpos monoclonais biossimilares.


(Fonte: ABIFINA com informações Investimento e Notícias)

Caravana Embrapa chega a Mato Grosso com informações sobre manejo integrado no controle da Helicoverpa
Anterior

Caravana Embrapa chega a Mato Grosso com informações sobre manejo integrado no controle da Helicoverpa

Próxima

Reunião do Fórum Nacional da Indústria