O Ministério da Saúde, firma em parceria com o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) e com a empresa brasileira Biomm, o compromisso de promover a retomada da produção de insulina no País.
A insulina é um medicamento vital utilizado para o controle e tratamento de diabetes. O projeto contribuirá para a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do aumento da oferta e da potencial redução de preços de medicamentos para diabetes no mercado.
A previsão de investimento é de R$ 430 milhões nos próximos cinco anos – R$ 80 milhões do Ministério da Saúde e Fiocruz, e o restante através de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O anúncio do projeto foi realizado no dia 16 de março, em Belo Horizonte (MG), durante cerimônia na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff que ressaltou, pela primeira vez em discurso, a necessidade de revitalização da indústria de química fina no País.
O diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA), Odilon Costa, representou a entidade na ocasião. Também estiveram presentes no encontro o governador mineiro, Antônio Anastasia, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o diretor-executivo de Farmanguinhos, Hayne Felipe, e os ministros da Saúde, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e de Educação.

Anterior

Plano Inova Empresa é apresentado em reunião da ABIFINA

Próxima

Fundação Bill & Melinda Gates seleciona projetos inovadores de saúde