O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou no dia 19 de agosto a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN), um conjunto de ações que tem por objetivo criar, integrar e fortalecer as atividades governamentais e os agentes ancorados na nanociência e nanotecnologia, para promover o desenvolvimento científico e tecnológico do setor, com foco na inovação. O presidente da ABIFINA, Ogari Pacheco, esteve presente no lançamento que ocorreu no hotel Macksoud Plaza, em São Paulo.


Durante a cerimônia, o ministro Marco Antonio Raupp, falou sobre os objetivos da iniciativa. “Este é um programa de política pública composto de várias ações estratégias para que a nanotecnologia torne a indústria brasileira mais inovadora. E, portanto, mais forte e mais competitiva, de modo também a fortalecer e aumentar a competitividade da economia nacional”, disse Raupp.


A IBN visa aproximar a infraestrutura acadêmica e as empresas, fortalecendo os laços entre pesquisa, conhecimento e setor privado. “A iniciativa está alinhada com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), de autoria do nosso ministério. O objetivo central da Encti é colocar ciência, tecnologia e inovação como eixo do desenvolvimento do País”, disse o ministro.


Raupp ressaltou ainda que o MCTI dedica atenção especial a três áreas consideradas fundamentais para o fortalecimento da base científica brasileira, para o incremento do desenvolvimento tecnológico e para a geração de produtos, serviços e processos inovadores. São elas: tecnologias da informação, biotecnologia e nanotecnologia.


Ainda, também foram anunciadas as unidades que irão compor o Sistema de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano), uma das principais ações da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN). Instituído pela Portaria 245, de 5 de abril de 2012, o SisNano é composto por unidades especializadas e multiusuárias de laboratórios, direcionadas a PD&I em nanociências e nanotecnologias. O sistema visa mobilizar as empresas instaladas no Brasil e apoiar suas atividades, além de reforçar a infraestrutura existente e universalizar esse acesso à comunidade científica do País.


O evento foi acompanhado por representantes do setor empresarial, da comunidade acadêmica e de institutos de pesquisas.  O secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, a presidenta da Sociedade Brasileira para a Ciência e o Progresso (SBPC), Helena Nader, o presidente do instituto Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Jesualdo Farias, e o vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Guilherme Marco de Lima, participaram da cerimônia.


(Fonte: MCTI – 19/08/2013)

Anterior

ABIFINA participa do 7º ENIFarMed

Próxima

ABIFINA participa da 2ª Reunião do Fórum Nacional da Indústria