A Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou em 13 de março sua primeira reunião do ano, em São Paulo. O encontro atualizou informações sobre o Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações (SEM Barreiras) do governo federal e sobre o Acordo SPS (Medidas Sanitárias e Fitossanitárias) da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Também foram apresentados os temas prioritários da CFB para 2019, entre eles o Portal Único de Comércio Exterior, gestão de risco, coleta única, taxas e encargos, escaneamento de contêineres, comércio eletrônico, Boas Práticas Regulatórias, Agenda Regulatória de Comércio Exterior e o Comitê Nacional de Facilitação de Comércio.
A subsecretária especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Glenda Lustosa, afirmou na reunião que a prioridade do governo é o Portal Único de Comércio Exterior e que outros pontos de atenção coincidem com os destacados pela CFB.
Também será prioridade a modernização portuária, com uso de novas tecnologias e auxílio financeiro do Prosperity Fund, do Reino Unido.
A analista técnica Fernanda Costa representou a ABIFINA nas discussões.