A ABIFINA participou no dia 19 de maio de reunião virtual do Fórum Nacional da Indústria (FNI), representada pela coordenadora de Comércio Exterior e Cadeia Química, Fernanda Costa. O Fórum é vinculado à Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Um dos temas abordados foi a agenda de financiamento, cujas principais sugestões para o governo são criar uma linha de capital de giro emergencial para médias e pequenas empresas, com 85% do risco assumido pelo Tesouro, e ampliar o limite de faturamento para obtenção de crédito pelo Programa Emergencial de Suporte a Empregos.
Quanto à agenda de energia, foi apresentada a carta aberta enviada ao governo contendo propostas do setor elétrico para sair da crise. Diversas entidades assinaram o documento, inclusive a ABIFINA.
O tema de comércio exterior foi apresentado por Diego Bonomo, gerente executivo de Assuntos Internacionais da CNI, que informou sobre o plano de ação para a área e o posicionamento da indústria sobre a abertura unilateral no comércio exterior.
No dia 29 de maio, o tema relativo a finanças foi retomado no âmbito do Fórum Nacional. A convite, o presidente-executivo da ABIFINA, Antonio Carlos Bezerra, participou de reunião com o BNDES para discutir a possibilidade de criação de um mecanismo que permita a suspensão dos pagamentos de contratos com taxas equalizadas durante o período da crise da Covid-19.