Como parte do Diálogo Comercial Brasil-Estados Unidos, uma série de mesas redondas sobre coerência regulatória foi realizada no dia 13 de agosto, no auditório da Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo. O objetivo foi discutir políticas públicas para ampliar a coerência regulatória entre os órgãos de governo e disseminar boas práticas de transparência e eficiência na edição de novos regulamentos. A ABIFINA foi representada na ocasião pela analista técnica Fernanda da Costa.

Durante as apresentações, foi mostrado como funciona a regulamentação nos EUA e como o modelo poderia oferecer exemplos para o Brasil. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou os resultados da pesquisa que realizou sobre o assunto junto a agências reguladoras e associações setoriais. 

A CNI também abordou a falta de interação entre as agências reguladoras no Brasil e o desconhecimento da população quanto às normas aplicadas aos produtos e serviços que utilizam.

Foi sugerido no encontro que o Brasil adote as certificações já assumidas por agências regulatórias de outros países nas inspeções internacionais, a fim de minimizar os gastos e aumentar a eficiência. 

O evento foi realizado pela CNI, Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Cebeu), Amcham, Ministério do Desenvolvimento, Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior e Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DOC).

 

 

Anterior

Anvisa aceita 17 métodos alternativos validados em substituição ao uso de animais

Próxima

Aché recebe Troféu Transparência pelo modelo de governança da companhia