Como parte do Diálogo Comercial Brasil-Estados Unidos, uma série de mesas redondas sobre coerência regulatória foi realizada no dia 13 de agosto, no auditório da Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo. O objetivo foi discutir políticas públicas para ampliar a coerência regulatória entre os órgãos de governo e disseminar boas práticas de transparência e eficiência na edição de novos regulamentos. A ABIFINA foi representada na ocasião pela analista técnica Fernanda da Costa.

Durante as apresentações, foi mostrado como funciona a regulamentação nos EUA e como o modelo poderia oferecer exemplos para o Brasil. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou os resultados da pesquisa que realizou sobre o assunto junto a agências reguladoras e associações setoriais. 

A CNI também abordou a falta de interação entre as agências reguladoras no Brasil e o desconhecimento da população quanto às normas aplicadas aos produtos e serviços que utilizam.

Foi sugerido no encontro que o Brasil adote as certificações já assumidas por agências regulatórias de outros países nas inspeções internacionais, a fim de minimizar os gastos e aumentar a eficiência. 

O evento foi realizado pela CNI, Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Cebeu), Amcham, Ministério do Desenvolvimento, Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior e Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DOC).

 

 

Anterior

Novo ministro da Agricultura da União Europeia preocupa Mercosul

Próxima

Sistema de Análise de Risco de Pragas é lançado pelo Mapa