Dirigentes da ABIFINA e representantes de empresas associadas do segmento de fármacos, também conhecidos como produtos farmoquímicos e insumos farmacêuticos ativos (IFAs), foram destaque em matéria da Revista Química e Derivados. A reportagem abordou a questão da dependência externa de fármacos no Brasil e discutiu a importância da retomada da produção local de IFAs.

Antônio Carlos Teixeira, vice-presidente farmoquímico da ABIFINA, ressaltou a necessidade de fortalecer a produção local de IFAs: “O processo de desindustrialização das últimas décadas representa não só a perda de infraestrutura, como também a da capacidade de reagir, prontamente e em tempo, às crises sanitárias ou econômicas. A reconstrução desta capacidade produtiva só será possível mediante o uso do poder de compra direcionado a objetivos específicos, bem como a construção de um arcabouço legal que incentive a produção local de IFAs”.

O presidente do Conselho Administrativo, Marcus Soalheiro, reforçou a importância da produção nacional de IFAs: “Há uma produção local de mais de uma centena de IFAs que atendem demandas fundamentais, por exemplo, do Programa contra a Aids. Sem a produção nacional, o impacto desastroso da recente pandemia de Covid-19 seria ainda mais devastador. Mas, é preciso mais, se queremos ter soberania e segurança sanitária. Em um passado nem tão longínquo, a produção nacional de Insumos Farmacêuticos Ativos respondia por cerca de 50% das necessidades”.

A matéria completa da Revista Química e Derivados traz depoimentos de outros representantes do setor, que discutem a necessidade de impulsionar a produção local de IFAs para garantir a autonomia e a segurança sanitária do país. Para acessar a matéria e ler mais falas dos participantes, clique no link: https://bit.ly/47CjuBG.

Pauta de IFAs em reunião com a Quarta Diretoria da Anvisa
Anterior

Pauta de IFAs em reunião com a Quarta Diretoria da Anvisa

Próxima

ABIFINA publica artigo na Revista Química e Derivados e destaca medidas fundamentais para o avanço do Complexo Econômico Industrial da Saúde