A ABIFINA esteve, no dia 2 de agosto, nas reuniões de dois Grupos de Trabalho (GT) do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis), em Brasília. O GT Rotas Tecnológicas Portadoras de Futuro acordou o início da terceira etapa da Agenda Tecnológica Setorial no âmbito do Complexo Industrial da Saúde. O foco será nos setores de nanotecnologia aplicada à saúde, biofármacos e equipamentos para diagnóstico por imagem e in vitro, que vão orientar as políticas industriais e de inovação no Brasil no médio e longo prazos.

Os participantes do GT propuseram o estabelecimento de uma articulação com o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fiocruz, e com o Global Observatory on Health Research and Development, da Organização Mundial da Saúde. O grupo também tratou da ação conjunta entre os Ministérios da Ciência e da Saúde para avaliar os projetos financiados em pesquisa pré-clínica e clínica até 2014.  

Já o GT de Propriedade Intelectual do Gecis apresentou os pontos principais da Portaria GM/MS nº 704, de 8 de março de 2017, na qual constam as 56 tecnologias estudadas. Foram apresentados os demais exames prioritários a serem solicitados e debatida a proposta de Consulta Pública do MDIC/INPI (CP nº 02/2017) sobre o procedimento simplificado de deferimento de pedidos de patentes pelo INPI.

Ana Claudia Oliveira, consultora da ABIFINA, representou a entidade nas reuniões.

Anterior

ABIFINA participa do 16º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que discutiu modernização trabalhista, reforma tributária e nova geopolítica

Próxima

Anvisa propõe consulta pública sobre guarda e rastreabilidade de dados brutos