A ABIFINA participou da última reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis), no dia 30 de setembro, em Brasília, quando foram anunciadas mais nove Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). Presidido pelo então ministro da Saúde, Arthur Chioro, o encontro também apresentou os resultados da avaliação de propostas de parcerias relativas a produtos biológicos. As instituições cujos projetos não foram aprovados podem apresentar recurso em até 10 dias a partir daquela data.
As novas PDPs visam à fabricação nacional de oito medicamentos para o tratamento de artrite, doenças autoimune, câncer e hormônio do crescimento, além de equipamentos de saúde, como aparelho para amplificação sonora individual. Todos os produtos são considerados prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Estiveram na reunião o 2º vice-presidente da ABIFINA, Reinaldo Guimarães, e o diretor de Relações Institucionais, Odilon Costa; o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa; o secretário do Ministério do Desenvolvimento, Carlos Gadelha; o secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jailson Albuquerque; o diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde, Eduardo Jorge Valadares; representantes da Finep, do BNDES e do Fórum de Competitividade.
Confira a apresentação do Gecis: Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo