A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou no dia 28 de abril uma reunião com entidades do setor para tratar da formulação da Farmacopéia Regional Mercosul. A norma vai ser usada para padronizar o controle sanitário de medicamentos e o desenvolvimento técnico-científico das áreas farmoquímicas e farmacêuticas do bloco econômico. Juliana Cossa, diretora da empresa associada Nortec representou a ABIFINA durante o encontro.


Durante o evento, a Anvisa informou os participantes sobre o encontro que acontecerá no mês de maio com a agência da vigilância sanitária argentina (Anmat, na sigla em espanhol). A reunião definirá os critérios que serão utilizados para a criação dos grupos técnicos, um temporário e outro permanente. Estes grupos ficarão responsáveis pela avaliação e estudo das monografias que constarão na 1ª edição da Farmacopeia Regional.


As agências convidaram as entidades que representam os produtores de IFA de cada país a participar da avaliação e priorização dos produtos que farão parte da farmacopéia, uma vez que um dos objetivos da criação da mesma é o reconhecimento mútuo de SQR (substâncias químicas de referências) e monografias de análise. A Anvisa enviará aos representantes das associações presentes, uma relação dos produtos que já estão em fase de estudo, para facilitar a preparação da lista dos IFA’s faltantes.

Anterior

Ameaça a genéricos trava acordo entre União Europeia e Índia

Próxima

Senado aprova regulamentação para genéricos