
A FACTO 77 apresenta entrevista exclusiva com Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, na qual destaca o papel estratégico das compras públicas na promoção da inovação e da soberania na área da saúde. Ela defende o uso das margens de preferência nas licitações e sua conexão com outras políticas de incentivo à indústria.
Também está no radar do governo a precificação de medicamentos, assunto do Setorial Saúde. A reportagem discute a revisão do modelo brasileiro, defasado em relação aos avanços tecnológicos e sanitários.
O cenário internacional está em pauta nesta FACTO. Em tempos de incerteza com a guerra tarifária iniciada pelos Estados Unidos, o Brasil precisa se reposicionar nas cadeias globais de valor, conforme investiga a Matéria Política.
Já o artigo assinado por Ana Claudia Oliveira e Sergio Frangioni, da ABIFINA, chama atenção para um estudo da entidade, que revela produtos farmacêuticos com blocos de patentes que irão expirar até 2030.
Outros artigos da edição abordam a preparação do País para as próximas pandemias; a falta de fiscalização nas farmácias de manipulação; e o impacto das mudanças no comércio exterior global.