Com objetivo de discutir a biotecnologia no cenário nacional e promover oportunidades de negócios, a Bio – Biotechnology Industry Organization e a Biominas Brasil realizaram entre 14 e 16 de outubro, no Rio de Janeiro, a Bio Latin America Conference. O evento contou com empresas nacionais e estrangeiras, algumas delas start-ups.
O evento priorizou a biotecnologia aplicada à saúde humana e à indústria química. Gilberto Soares, consultor da ABIFINA, acompanhou as apresentações. Segundo ele, ficou flagrante que o País ainda precisa superar grandes dificuldades, embora seja um importante mercado para possíveis investimentos de empresas estrangeiras, inclusive com parceria de nacionais.
Muitas dessas dificuldades envolvem regulação sanitária, análise de patentes, escassez de recursos humanos especializados e características de modelos de fomento e financiamento.
Soares destaca ainda as crescentes dificuldades vividas pelo INPI e as alterações no modelo agora utilizado para a formação de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs).
https://www.bio.org/events/conferences/bio-latin-america-conference