A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou, no dia 20 de janeiro de 2022, encontro virtual com representantes da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério da Economia, para debater sobre a repentina descontinuidade do sistema Siscori da Receita Federal (RF) e as alternativas para o retorno do sistema. 

Diversas entidades setoriais, entre elas a ABIFINA, demonstraram a importância da continuidade do sistema para o monitoramento e inteligência de mercado e o desenvolvimento de políticas públicas, dado que as informações ali disponibilizadas são mais robustas que as do ComexStat ou outros sistemas de comércio exterior. 

Segundo a SECEX, o desligamento do sistema também foi uma surpresa e questionaram a Receita Federal a motivação para a abrupta interrupção de acesso. A RF informou que a descontinuidade do sistema foi motivada pela questão de sigilo de dados, já que observaram que os dados que vinham sendo tornados públicos eram passíveis de identificação, o que não poderia ocorrer. Apesar de todas as diligências da SECEX com a RF, este não tem a intenção do religamento do Siscori. 

Anterior

Grupo de Trabalho discute falta de insumos agropecuários

Próxima

ABIFINA participa de reunião de retomada de SP