O Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) confirmou, em reunião na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo, a eleição do engenheiro João Fernando Gomes de Oliveira como diretor-presidente da entidade.


Na ocasião, na última sexta-feira (2), o diretor executivo do Grupo Ultra, Pedro Wongtschowski, foi escolhido para presidir o conselho. Entre os nomeados como conselheiros, estão o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata, e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix.


Também integram o colegiado o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, o superintendente da Área de Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Cláudio Leal, os secretários de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Nelson Fujimoto, e de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marco Antonio Oliveira, e os presidentes da Natura, Pedro Passos, e da Klabin, Horácio Piva.


O Conselho de Administração ainda elegeu representantes ligados à Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Coinf) e ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de um membro da comunidade científica.


Escolhido diretor-presidente, João Fernando Gomes de Oliveira cumpre mandato de quatro anos. A reunião também definiu os diretores de Prospecção e Articulação, José Luís Gordon, e Articulação e Monitoramento, Roberto Vermulm.



Sobre a organização


A Embrapii surgiu a partir de discussões entre governo federal, academia e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) – grupo liderado pela CNI que se reúne periodicamente para discutir políticas públicas de estímulo à atividade inovativa. Em 10 de maio, iniciou-se o processo de fundação da entidade, com a sua constituição como associação privada sem fins lucrativos.


O aporte do governo federal para a Embrapii é de R$ 1 bilhão até 2014, mas, antes de receber os recursos, a entidade precisa se qualificar como organização social. O processo de requerimento já passou por MCTI e MEC e está no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de onde parte para a Casa Civil da Presidência da República. Para financiar projetos de inovação, a entidade ainda depende de um decreto presidencial.


Fonte: MCTI

Anterior

Secex abre consulta pública sobre ampliação de acordo com a Índia

Próxima

ABIFINA colabora com estudo do BNDES sobre a diversificação da indústria química