Comitiva liderada pela ABIFINA, composta por empresários do Complexo Industrial da Química Fina (CIQF), foi recebida ontem, 09 de maio, em audiência concedida pelo Excelentíssimo Senhor Geraldo Alckmin, Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Vice-presidente da República, criando um espaço valioso para discussões e contribuições em prol do fortalecimento da indústria nacional.
Nessa ocasião foram apresentados os eixos prioritários que refletem a visão estratégica da Associação e abrangem áreas-chave para o crescimento sustentável do setor. Entre eles:
Eixo 1: Fortalecimento da produção local
Propomos políticas que impulsionem a competitividade e a sustentabilidade da indústria nacional, incluindo o desenvolvimento de produtos estratégicos, parcerias público-privadas e cooperação tecnológica.
Eixo 2: Incentivo à responsabilidade socioambiental
Buscamos fortalecer a cadeia produtiva com matérias-primas sustentáveis, preservando a biodiversidade e adotando práticas responsáveis.
Eixo 3: Promoção do comércio exterior, desenvolvimento científico e inovação
Destacamos a importância do fortalecimento de redes de pesquisa, formação de recursos humanos especializados e revisão dos marcos regulatórios. Além disso, apoiamos a consolidação de um ambiente regulatório eficiente e a internacionalização das empresas brasileiras.
Além da apresentação dos eixos, a ABIFINA aproveitou a oportunidade para parabenizar o Governo Federal pela criação de espaços de diálogo, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) e a recriação do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS). Essas iniciativas permitem uma construção conjunta de soluções para a neoindustrialização do Brasil e do Complexo Industrial da Química Fina. A associação ressaltou a importância de uma maior articulação entre os setores público e privado para que o país possa priorizar efetivamente sua indústria.
A ABIFINA, que representa indústrias de diversos segmentos, como medicamentos, insumos farmacêuticos ativos, produtos da biodiversidade, vacinas, defensivos agrícolas, produtos veterinários, catalisadores, entre outros, está otimista com a possibilidade de evoluir nas propostas que foram apresentadas que têm o potencial de impulsionar o desenvolvimento do setor.
Comitiva ABIFINA:
Marcus Soalheiro, presidente do Conselho Administrativo da ABIFINA
Antonio Carlos Bezerra, presidente Executivo da ABIFINA
Sergio Frangioni, diretor Geral da Blanver
Jorge Mendonça, diretor da Farmanguinhos
Juliana Megid, diretora Relações Institucionais da EMS
Antonio Carlos F. Teixeira, diretor Executivo da Globe Química
Nelson Ferreira Claro Junior, diretor da Prati-Donaduzzi
Leoncio Cunha, diretor Superintendente ITF Chemical
Roberto Altieri, diretor da Blau
Cristina Ropke, diretora da Inovação do Grupo Centroflora
Marcelo Capanema Mansur, diretor Presidente da Nortec Química
George de Campos Cassim, Gerente de Relações Governamentais da Libbs
Patricia Rodrigues, novos Negócios da Blanver
Paulo Moury, Relações Governamentais da Blau
MDIC:
Ministro Geraldo Alckmin
Rodrigo Rollemberg, Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria
Cleila Guimarães, Diretora de Bioindústria e Insumos Estratégicos da Saúde
Manuela Amaral, Assessora Especial