Em 12 de setembro, no Rio de Janeiro, a ABIFINA, representada por Antonio Carlos Bezerra e Marcus Soalheiro, respectivamente presidente Executivo e presidente do Conselho Administrativo, além de membros da equipe técnica, marcou presença no seminário promovido pelo BNDES, intitulado “Saúde e Soberania”, demonstrando o comprometimento da Associação com as discussões estratégicas e desenvolvimentos no setor da saúde.
O evento foi aberto pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e contou com a participação de importantes autoridades e especialistas do setor de saúde.
Dentre os participantes, destacam-se:
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que, por meio de um vídeo, ressaltou a importância da retomada da agenda de desenvolvimento com foco no complexo econômico industrial da saúde, um projeto “inclusivo e soberano”. A ministra enfatizou a relevância da parceria entre o Ministério da Saúde e o BNDES, especialmente com o anúncio do Novo PAC e a nova política industrial.
Carlos Gadelha, Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, proferiu a palestra inaugural abordando a estratégia do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) para o desenvolvimento nacional. Gadelha anunciou que, no dia 28 de setembro, será lançada a nova Estratégia Nacional, no contexto do Complexo Econômico Industrial da Saúde.
O seminário proporcionou um espaço para discussões acerca de políticas públicas, papel do BNDES no CEIS, indústria farmacêutica, SUS, digitalização e reorganização das cadeias globais de valor.
O encerramento foi feito pelo ex-ministro José Gomes Temporão, ao lado da chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES, Carla Reis.
O evento foi transmitido ao vivo e ainda pode ser acessado pelo canal oficial do BNDES no YouTube.