O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) precisa promover o diálogo contínuo com o setor de defensivos agrícolas, visando modernizar o processo regulatório e estabelecer políticas de incentivo às exportações, com base em benefícios nas áreas tributária, logística e de fabricação. Esta foi uma das principais demandas discutidas pelo  1º vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil, e a gerente de Biodiversidade da entidade, Ana Claudia Oliveira, com representantes do Ministério, no dia 22 de maio.


No encontro, também foi debatida a possibilidade de retomar as reuniões do  Fórum de Biotecnologia, de forma a analisar a evolução da área de biotecnologia e sugerir medidas que proporcionem um maior desenvolvimento tecnológico das indústrias produtoras de medicamentos biológicos. A questão de propriedade intelectual esteve em pauta devido à necessidade de se regulamentar pedidos de patentes com pendência de autorização de acesso ao patrimônio genético e/ou conhecimento tradicional associado, e de pedidos depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), ainda em fase de exame, relacionados a medicamentos importantes para saúde da população brasileira.


O encontro, realizado em audiência na sede do ministério, contou com a participação da Secretária do Desenvolvimento da Produção, Heloísa Menezes, e com o coordenador geral das Indústrias Químicas e de Transformados Plásticos, Alexandre Ribeiro


 

Anterior

Audiência pública discute patentes de medicamentos para doenças negligenciadas

Próxima

Rio+20 e as diversidades das indústrias farmacêuticas