O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, foi o convidado do Conselho Administrativo da ABIFINA na reunião do dia 7 de julho, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Com 34 participantes, entre membros do Conselho e associados, o encontro debateu a política da Anvisa na área de insumos farmacêuticos ativos (IFAs), bem como ouviu algumas ponderações feitas por representante do segmento agroquímico.
Após Marcus Soalheiro, da diretoria da Nortec Química, apresentar a situação da produção e do consumo de IFAs no Brasil e no mundo, e Thaís Clemente, diretora do regulatório AGRO da ABIFINA apresentar a posição desse segmento produtivo, Jarbas Barbosa ressaltou os esforços da Anvisa para conciliar o atendimento às demandas do setor regulado e o alto padrão regulatório conquistado pela agência.
Em sequência, os associados tiraram dúvidas sobre como os IFAs estão sendo tratados no âmbito da Política de Desenvolvimento Produtivo, capitaneada pelo Ministério da Saúde.