A reunião do Conselho Administrativo da ABIFINA, no dia 19 de julho, no Rio de Janeiro, recebeu Victor Hugo Odorcyk, diretor de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ele abordou os avanços e desafios da política brasileira de inovação, apresentando a revisão da Política Operacional do órgão. No curto prazo, a Finep trabalha para incluir uma nova linha de apoio a projetos de aquisição de bens e serviços que proporcionem absorção, incorporação e difusão de novos conhecimentos e tecnologias, além da expansão das condições atuais de financiamento.  

No longo prazo, os planos incluem a transformação da Finep em instituição financeira, a substituição do indexador de financiamento (de TJLP para TR) e a conversão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em fundo financeiro. 

Após a apresentação, a ABIFINA entregou o primeiro Prêmio Alcebíades de Mendonça Athayde para Jean Daniel Peter, presidente da Globe Química, e José Correia, presidente da Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica (Abiquifi), ambos ex-presidentes da ABIFINA. O prêmio foi criado este ano para reconhecer empresários, dirigentes públicos e personalidades com atuação marcante na indústria brasileira. A homenagem leva o nome do fundador da associada Libbs Farmacêutica e da ABIFINA, figura visionária do complexo industrial da química fina brasileira.

 

 

Anterior

ABIFINA recebe INPI para apresentação de detalhes da proposta sobre consulta pública

Próxima

ABIFINA discute Acordo Mercosul-União Europeia